IBEIJI
Ibeiji, o único Orixá
permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas e sua função
básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem. Num plano mais
terreno, por ser criança. A ele é associado a tudo o que se inicia: a nascente
de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.
No dia de Ibeiji, 27 de
setembro (o mesmo de Cosme e Damião, com quem são sincretizados), é costume as
casas de culto abrirem suas portas e oferecerem mesas fartas de doces e comidas
para as crianças, elevadas à condição de representantes na terra do Orixá.
Regem a falange das crianças
que trabalham na Umbanda
Características
Cor - Rosa e azul (branco colorido)
Fio de Contas - No Candomblé, contas e
miçangas leitosas coloridas.
Símbolo – Gêmeos
Ervas - jasmim, alecrim, rosa
Pontos da Natureza - Jardins, praias, cachoeiras,
matas...
Flores - Margaridas, rosa mariquinha.
Essências - De Frutas
Pedras – Quartzo Rosa
Metal – Estanho
Saúde - Alergias, anginas, problemas de nariz,
raquitismo, acidentes.
Planeta – Mercúrio
Dia da Semana – Domingo
Elemento – Fogo
Chakra - Todos, especialmente o Laríngeo
Saudação - Oni Beijada
Bebidas - Guaraná (Suco de frutas, água de coco,
água com mel, água com açúcar, caldo de cana)
Animais - Animais de
estimação.
Número – 2
Comidas - Caruru, doces e frutas.
Data Comemorativa – 27 de Setembro e 12 de
Outubro
Sincretismo - São Cosme e São Damião
Incompatibilidades - Coisas de Exu. Morte, Assovio.
Atribuições
Zelar pelo Parto e Infância.
Promover o amor (união).
Lendas
De Ibeiji
Como Os Irmãos Ibeiji Viraram Orixá
Existia num reino dois
pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis
eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses
meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira,
um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes
pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer
e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse
para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para
se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde
então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para
ter seus pedidos atendidos.
Pretos-Velhos
Formação da Falange dos Pretos-Velhos na Umbanda
Depois de
mortos,os nossos irmãozinhos escravos, trazidos a força de sua Patria, África,
passaram a surgir em lugares adequados, principalmente para se manifestarem. Ao
se incorporarem, trazem os Pretos-Velhos os sinais característicos das tribos a
que pertenciam.
Os
Pretos-velhos são nossos Guias ou Protetores, mas no Candomblé, são considerados
Eguns (almas desencarnadas), e decorrente disso, só têm fio de conta (Guia) na
Umbanda. Usam branco ou preto e branco. Essas cores são usadas porque,
sendo os Pretos-Velhos almas de escravos, lembram que eles só podiam andar de
branco ou xadrez preto e branco, em sua maioria. Temos também a Guia de lágrima
de Nossa Senhora, semente cinza com uma palha dentro. Essa Guia vem dos tempos
dos cativeiros, porque era o material mais fácil de se encontrar na época dos
escravos, cuja planta era encontrada em quase todos os lugares.
O dia em que
a Umbanda homenageia os Pretos-Velhos é 13 de maio, que é a data em que foi
assinada a Lei Áurea (libertação dos escravos).
O Nomes dos Pretos-Velhos
Há muita
controvérsia sobre o fato de o nome do Preto-Velho ser uma miscelânea de
palavras portuguesas e africanas. Voltemos ao passado, na época que
cognominamos "A Idade das Trevas" no Brasil, dos feitores e senhores,
senzalas e quilombos, sendo os senhores feudais brasileiros católicos ferrenhos
(devido à influência portuguesa) não permitiam a seus escravos a liberdade de
culto. Eram obrigados a aprender e praticar os dogmas religiosos dos amos.
Porém eles seguiram a velha norma: contra a força não há resistência, só
a inteligência vence. Faziam seus rituais às ocultas, deixando que os déspotas
em miniatura acreditassem estar eles doutrinados para o catolicismo, cujas
cerimônias assistiam forçados.
As crianças
escravas recém-nascidas, na época, eram batizadas duas vezes. A primeira,
ocultamente, na nação a que pertenciam seus pais, recebendo o nome de acordo
com a seita. A segunda vez, na pia batismal católica, sendo esta obrigatória e
nela a criança recebia o primeiro nome dado pelo seu senhor, sendo o sobrenome
composto de cognome ganho pela Fazenda onde nascera (Ex.: Antônio da Coroa
Grande), ou então da região africana de onde vieram (Ex.: Joaquim D'Angola).
O termo
"Velho", "Vovô" e "Vovó" é para sinalizar sua
experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um vovô ou uma
vovó subentendemos que essa pessoa já tenha vivido mais tempo, adquirindo assim
sabedoria, paciência, compreensão. É baseado nesses fatores que as pessoas mais
velhas aconselham.
No mundo
espiritual é bastante semelhante, a grande característica dessa linha é o
conselho. É devido a esse fator que carinhosamente dizemos que são os
"Psicólogos da Umbanda".
Eis aqui,
como exemplo, o nome de alguns Pretos-Velhos:
Pai Cambinda
(ou Cambina), Pai Roberto, Pai Cipriano, Pai João ,Pai Congo, Pai José
D'Angola, Pai Benguela, Pai Jerônimo, Pai Francisco, Pai Guiné, Pai Joaquim,
Pai Antônio, Pai Serafim, Pai Firmino D'Angola, Pai Serapião, Pai Fabrício das
Almas, Pai Benedito, Pai Julião, Pai Jobim, Pai Jobá, Pai Jacó, Pai Caetano,
Pai Tomaz, Pai Tomé, Pai Malaquias, Pai Dindó, Vovó Maria Conga, Vovó Manuela,
Vovó Chica, Vovó Cambinda (ou Cambina), Vovó Ana, Vovó Maria Redonda, Vovó
Catarina, Vovó Luiza, Vovó Rita, Vovó Gabriela, Vovó Quitéria, Vovó Mariana,
Vovó Maria da Serra, Vovó Maria de Minas, Vovó Rosa da Bahia, Vovó Maria do
Rosário, Vovó Benedita.
Obs:
Normalmente os Pretos-Velhos tratados por Vovô ou Vovó são mais “velhos” do que
aqueles tratados por Pai, Mãe, Tio ou Tia).
Atribuições
Eles
representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o
amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que
necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Não têm raiva
ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no
passado.
Com seus
cachimbos, fala pausada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam
àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião.
São extremamente pacientes com os seus filhos e, como poucos, sabem
incutir-lhes os conceitos de karma e ensinar-lhes resignação
Não se pode
dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos
Pretos-Velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram
por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos,
pobres, iluminados, e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam
escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de
Preto-Velho. Outros, nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa
pseudo-forma.
Outros foram
até mesmo Exus, que evoluíram e tomaram as formas de um Pretos-Velhos.
Este
comentário pode deixar algumas pessoas, do culto e fora dele, meio confusas:
"então o Preto-Velho não é um Preto-Velho, ou é, ou o que
acontece???".
Esses
espíritos assumem esta forma com o objetivo de manter uma perfeita comunicação
com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda. O espírito que evoluiu tem a
capacidade de assumir qualquer forma, pois ele é energia viva e conduzente de
luz, a forma é apenas uma conseqüência do que eles tenham que fazer na terra.
Esses espíritos podem se apresentar, por exemplo, em lugares como um médico e
em outros como um Preto-Velho ou até mesmo um caboclo ou exu. Tudo isso vai de
acordo com o seu trabalho, sua missão. Não é uma forma de enganar ou má fé com
relação àqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando se conversa
sinceramente, eles mesmos nos dizem quem são, caso tenham autorização.
Por isso, se
você for falar com um Preto-Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira
milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda
que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite
em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
Para muitos
os Pretos-Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para
outros, são pisicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para
outros, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos
de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus desfazendo trabalhos.
Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e kiumbas.
A Mensagem dos Pretos-Velhos
A figura do
Preto-Velho é um símbolo magnífico. Ela representa o espírito de humildade, de
serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos
evoluir espiritualmente.
Certa vez, em
um centro do interior de Minas, uma senhora consultando-se com um Preto-Velho
comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente
interessadas em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando
os trabalhos de Umbanda sem pensar no próximo e, só retornavam ao terreiro,
quando estavam com outros problemas. O Preto-Velho deu uma baforada com seu
cachimbo e respondeu tranquilamente: "Sabe filha, essas pessoas
preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo. Procuramos ajudá-las,
resolvendo seus problemas; mas, aquelas que podem ser aproveitadas, depois de
algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças,
fazendo parte do terreiro. Muitas pessoas vem aqui buscar lã e saem tosqueadas;
acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade".
Essa é a
sabedoria dos Pretos-Velhos...
Os
Pretos-Velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e
encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que
o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de
vontade e encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma
e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e
encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível
dentro da lei do dharma e da causa e efeito.
Eles aliviam
o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça
espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais
comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao
sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega.
Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo
como encare seu destino e os acontecimentos de sua vida:
"Cada um
colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade. Mas, se
tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que
deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e
visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que
te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça
tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o
teu caminho interior, a luz e DEUS" (Pai Cipriano).
Características:
Linha e
Irradiação
Todos os
Pretos-Velhos vem na linha de Obaluaiê, mas cada um vem na irradiação de um
Orixá diferente.
Fios de
Contas (Guias)
Muitos dos
Pretos-Velhos Gostam de Guias com Contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns
misturam favas e colocam Cruzes ou Figas feitas de Guiné ou Arruda.
Roupas
Preta e
branca; carijó (xadrez preto e branco). As Pretas-Velhas às vezes usam lenços
na cabeça e/ou batas; e os Pretos-Velhos às vezes usam chapéu de palha.
Bebida
Café preto,
vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas, sal,
alho e outros elementos na bebida).
Dia da semana:
Segunda-feira
Chakra
atuante: básico ou sacro
Planeta
regente: Saturno
Cor representativa: preto e
branco;
Saudação: Cacurucaia
(Deve sempre ser respondida com “Adorei as Almas”)
Fumo: cachimbos
ou cigarros de palha.
Obs: Os Pretos-Velhos às vezes usam
bengalas ou cajados.
Cozinha
Ritualística
Tutu de feijão preto
Mingau das almas
É
um mingau feito de maizena e leite de vaca (às vezes com leite de coco), sem
açúcar ou sal, colocado em tigela de louça branca. É comum colocar-se uma cruz
feita de fitas pretas sobre esse mingau, antes de entregá-lo na natureza.
Bolinhos de tapioca
Os
bolinhos de tapioca são feitos colocando-se a tapioca de molho em água quente
(ou leite de coco, se preferir), de modo a inchar. Quando inchado, enrole os
bolinhos em forma de croquete e passe-os em farinha de mesa crua. Asse na grelha.
Colocar os
bolinhos em prato de louça branca podendo acrescentar arruda, rapadura, fumo de
rolo, etc.
Obs: Nas sessões festivas de
Pretos-Velhos, é usual servir a tradicional feijoada completa, feita de feijão
preto, miúdos e carne salgada de boi, acompanhada de couve à mineira e farofa.
Formas Incorporativas E Especialidade Dos Pretos-Velhos:
Sua forma de
incorporação é compacta, sem dançar ou pular muito. A vibração começa com
um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco para frente, e os pés
fixados no chão. Se locomovem apenas quando incorporam para as saudações
necessárias (atabaque, gongá, etc...) e depois sentam e praticam sua caridade
(Podemos encontrar alguns que se mantém em pé).
É possível
ver Pretos-Velhos dançando, mais esse dançando é sutíl, e apenas com movimentos
dos ombros quando sentados.
Essa
simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser e de falar. Usam
vocabulário simples, sem palavras rebuscadas.
A linha é um
todo, com suas características gerais, ditas acima, mas diferenças ocorrem
porque os Pretos-Velhos são trabalhadores de orixás e trazem para sua forma de
trabalho a essência da irradiação do Orixá para quem eles trabalham.
Essas
diferenças são evidenciadas na incorporação e também na maneira de trabalhar e especialidade
deles. Para exemplificar, separaremos abaixo por Orixás:
Pretos-Velhos De Ogum
São mais
rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e as
vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes.
São diretos na
sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, as vezes parece que
estão brigando, para dar mesmo o efeito de "choque", mais são no
fundo extremamente bondosos tanto para com seu médium e para as outras pessoas.
São
especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, encorajando e dando
segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil pensar
nessa característica pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.
Pretos-Velhos De Oxum
São mais
lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma
serenidade inconfundível.
Não são tão
diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa
possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é
"chocar" e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que
está sendo falado.
São
especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-Velho de
Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. As vezes é comum sair
até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela
pessoa.
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