terça-feira, 3 de junho de 2014

A TEOSOFIA ANTIGA INDIANA


AS DIVISÕES DA TEOSOFIA ANTIGA

 

A Teosofia antiga, professada na Índia, no Egito e na Grécia, constituía uma verdadeira enciclopédia, dividida geralmente em quatro Categorias:

A Teogonia ou Ciência dos princípios absolutos, idêntica Ciência dos Números aplicada ao Universo, ou a Matemática Sagrada.

A Cosmogonia, a realização dos princípios eternos no Espaço e no Tempo, ou Involução dos Espíritos na matéria; períodos do mundo.

A Psicoloia;constituição do homem; evolução da alma através da cadeia ou das existências.

A Física; Ciência dos Reinos da Natureza terrestre e de suas propriedades.

O Método Indutivo E o Método experimental se combinavam e se controlavam reciprocamente nessas diversas ordens de Ciências, e a  cada uma delas correspondia uma arte. Tornando-as ordem inversa, e começando pelas Ciências Físicas, eram elas:

Uma Medicina Especial , fundada no conhecimento das propriedades ocultas dos  Minerais, das Plantas e dos Animais; A Alquimia ou Transmutação dos Metais, desintegração e reintegração da matéria pelo agente Universal, arte praticada no Antigo Egito, segundo Olimpiodoro, e denominada por ele de Crisopéia,fabricação de ouro e  da prata.

As Artes Psicúrgicas, que correspondem às forças da Alma; Magia e Adivinhação.

A Genetlíaca Celeste ou Astrologia,ou a Arte de descobrir à relação entre os Destinos dos Povos ou dos Indivíduos e os movimentos do Universo,  marcados pela Revolução dos Astros.

A Teurgia, a Arte Suprema do Mago, tão rara quanto perigos e difícil, pois é a que coloca a Alma em relação consciente com as diversas ordens de Espíritos e age sobre eles.

Vê-se então que, Ciência e Artes, tudo se Englobava nesta Teosofia e provinha de um mesmo princípio, o qual era chamado de O Monismo Intelectual, Espiritualismo Evolutivo e Transcendente. Pode-se formular os Princípios essenciais da Doutrina Esotérica da seguinte maneira.

·         O Espírito é a única realidade. A matéria não passa de sua expressão inferior, inconstante, efêmera, seu dinamismo no tempo e no espaço.

·         A Criação é Eterna e contínua como a vida.

·         O Microcosmo-homem é, por sua constituição ternária( Espírito, Alma e Corpo),a Imagem e o espelho do Macrocosmo-Universo        ( Mundo Divino, Humano e Natural),que é propriamente o órgão do Deus Inefável, do Espírito Absoluto ,o qual é, por sua natureza, Pai, Mãe e Filho ( Essência, Substância e Vida).

·         Eis porque o Homem, Imagem de Deus, pode tornar-se seu Verbo Vivo. A Gnose ou a mística racional de todos os tempos é a arte de encontrar Deus em si, desenvolvendo as profundezas ocultas, as faculdades latentes da Consciência.

·         A Alma Humana, a Individualidade é imortal por essência. Seu desenvolvimento se processa em um Plano alternadamente descendente e ascendente, por meio das Existências espirituais e Corporais que se revezam.

·         A Reencarnação é a Lei da Evolução. Atingindo sua perfeição, a Alma se Liberta e volta ao Espírito Puro, a Deus, na Plenitude de sua Consciência. Assim como a Alma se eleva acima da Lei do combate pela vida quando toma consciência de sua Humanidade, também se eleva acima da Lei da Reencarnação quando toma consciência de sua Divindade.

 

 

A Seguir: O CICLO ARIANO

 

NAMASTÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário