domingo, 24 de fevereiro de 2013

ODÚS AFRICANOS


OS ODÚS AFRICANOS

 

Muitos tem me procurado para saberem quem são seus Orixás, resolvi então postar a maneira mais fácil de descobrir quem nos protege em nossa jornada pela Terra.

Odús 

O Oráculo dos Orixás 

No momento em que um recém-nascido respira pela primeira vez, todas as energias do universo material e imaterial se ligam ao seu corpo. Forma-se neste instante, um padrão de energias divinas, astrais e numerológicas que é única para cada individuo “Nessa hora, a pessoa tem traçado o seu Odú-termo que no Candomblé significa” Caminho ou Destino”.

Existem 16 Odus básicos que podem ser associados à data de nascimento da pessoa. Cada pessoa possui 5 Odus; 4 no caminho material e 1 referente ao seu caminho espiritual.

Para conhecer o Odu, tome a data de nascimento, sua ou do consulente. Trace num papel, 4 linhas horizontais cortadas no centro por uma linha vertical. Essa linha vertical vai separar os algarismos em duas colunas; uma a esquerda e outra a Direita. Escrevam na primeira linha horizontal, usando as duas colunas, o número do dia do nascimento. Se esse número for menor que 10, coloque um zero na coluna da esquerda. Na segunda linha, escrevam o número do mês (de 1 a 12) Se esse número for menor que 10, coloquemos um zero na coluna da esquerda. Na terceira linha, sempre usando ambas as colunas, escreva os dois primeiros algarismos do ano (19) Na quarta linha, usando as duas colunas escrevam os dois últimos algarismos do ano. Some separadamente os algarismos de cada coluna e sempre que o número ultrapassar 16, o número de Odus Básicos. Reduza-o somando-o

A seguir desenhe uma cruz e escreva nas pontas dos braços da cruz as palavras Testa Fronte Direita, Nuca e Fronte Esquerda.

Escrevam o número correspondente à soma da coluna da direita, no ponto referencial Testa, e o número correspondente à soma da coluna da esquerda, no ponto referencial a Nuca. Para encontrar o número correspondente a Fronte Direita, some os dois números já obtidos. Para encontrar o número referente à Fronte Esquerda, some os três números já obtidos. Para encontrar o número do Centro da Cabeça, some os quatros números já obtido.



Os Babalorixás esclarecem que os Odus mais importantes para a orientação da pessoa são o da Testa, que reflete sua vida Material, e o do Centro da Coroa, que reflete o Caminho Espiritual. Os outros três Odus equilibram e harmonizam as energias individuais, completando as informações dos Odus da Testa e da Coroa

                                   Odús

1 EXÚ / OKARÃ-MEJI

2 OGUM / IBEJI  / EJIOKO

3 OBALUAYÊ / OGUM  / ETAOGUNDA

4 YANSÃ / OXÓSSI / YEMANJÁ   / IOROSSUM

5 OXUM / XANGÔ / OMULÚ / YEMANJÁ / OXÉ

6 XANGÔ / OXÓSSI / LOGUN- EDÉ  / OBARA

7 OMULÚ / OXÓSSI / OXALÁ / EXÚ /   ODI

8 OXAGUIÃ / EJIONILE

9 YEMANJÁ / OYÁ   / OSSÁ – MEJI

10 OXALUFÃ / OGIOFUN

11 YANSÃ / OGUM / EXÚ / OWARIN

12 XANGÔ E AS DOZE IABÁS / EJILOSEBORA

13 NANA BURUKÚ / ODILOBÃ

14 KTIMBO / POSSÚ /OXUMARÊ / BESSÉN / IKÁ

15 OBÁ / EWUA / OXUMARÊ / OMULÚ / OBEGUNDÁ

16 TODOS OS OXALÁS / ALÁFIA ONÂN

1 - Exú  - Elemento Fogo

Pessoas com este Odu são inteligentes, versáteis e passionais, com enorme potencial para a magia. Temperamento explosivo, sensuais, sedutoras, incos tantes, mentirosas. Nas mulheres o ponto frágil é o útero.

2 - Ogum  - Elemento Ar

Pessoas deste Odu são intuitivas, joviais, sinceras e honestas. São combati vas, mas não sabem conviver com a derrota, volúveis no amor, ciumentas. Pontos vulneráveis vesícula e fígado.

3 - Obaluê  -  Elemento Terra

Pessoas desse Odu em geral veem seus esforços recompensados, normal mente se envolvem na política, mas podem sofrer desilusões na parte afetiva e traição de amigos. São emocionalmente instáveis São propensos a terem problemas espirituais e físicos. Pontos vulneráveis, rins as pernas e braços.

 4 - Oxóssi - Elemento Terra

Pessoas com este Odu são generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas. Possuem grande habilidade manual, sucesso na área de vendas. Aspectos negativos, traições amorosas e propensão a acidentes, calúnias difamações e perseguições de inimigos. Ponto vulnerável, o estômago.

5 - Oxum - Elemento Água

Pessoas com este Odu têm mão de magia, força e proteção espiritual, religio      sidade e uma inclinação especial para o misticismo e as ciências ocultas. São lideres no que fazem vaidosos, egocêntricos, vingativos e quando necessário temperamento explosivo. .Ponto vulnerável, O aparelho digestivo e o sistema hormonal,

6 - Xangô - Elemento Fogo

Possuem grande proteção espiritual e costumam vencer pela força de vonta de, principalmente quando abraçam profissões relacionadas à justiça. Mas são com frequência vítimas de calúnias e não têm sorte no amor. Devem sempre silenciar sobre seus projetos. Ponto vulnerável, o sistema linfático.

7 - Obaluayê - Elemento Terra

Essas pessoas são ambiciosas e costumam ser bem sucedidas em suas profissões, indecisos, sonham com o poder e adoram se divertidas, às vezes provocam enormes confusões. Não têm sorte no amor. Ponto vulnerável; Os rins. a coluna e as pernas.

8 - Oxaguiã - Elemento Ar

São dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimento, mas estão sujeitas e doenças graves, amam com intensidade e possuem amizades sinceras. Repudiadas tendem a se tornarem vingativas. Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e se vestir de branco nas sextas-feiras. Ponto vulnerável; sistema nervoso.

 9 - Iemanjá - Elemento Água

São líderes natos, mas sem autoritarismo, instinto protetor e religiosidade são seu ponto forte, mas os conflitos psicológicos são seu ponto vulnerável e no caso das mulheres, os problemas ginecológicos.

10 - Oxalufã - Elemental Ar

São inteligentes, fiéis e honestas, capazes de se dedicar inteiramente ao ser amado e aos seus amigos. Possuem espiritualidade elevada. Teimosos e tendem a sofrer perseguições e desilusões amorosas. Ponto vulnerável; estômago e pressão arterial.

11 - Iansã - Elemental Fogo

Possuem imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam encontrando a felicidade. Devem evitar todo tipo de vícios. Ponto vulnerável; a garganta, o sistema reprodutivo e o aparelho digestivo.

12- Xangô - Elemento Fogo

Possuem o dom de convencer os outros, são dotadas de grandes qualidades espirituais, bondosas, justas e prestativas, embora algumas vezes se tornem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e são muito possessivas e ciumentas. Devem evitar as bebidas quentes e podem ter problemas judiciais ou relacionados à perdas de bens. Ponto vulnerável, circulação sanguínea.

13 - Nanã - Elemento Terra

Aceitam com resignação os sofrimentos físicos, emocionais e espirituais conscientes de que todos as situações da vida são transitórias. Possuem uma fé inabalável e não raro obtém através dela a vitória e a realização de seus desejos. Não têm muita sorte no amor, normalmente são dotadas de mão de cura e destacam-se em profissões relacionadas a medicina, a psicologia e nas terapias alternativas. Ponto vulnerável; baço e o pâncreas.

14 - Oxumarê - Elemento Água

São belas sensuais, possuem aparência juvenil e forte poder de sedução, vivem grandes paixões, arrebatadoras, mas passageiras e estão sempre em busca de novos amores. Possuem talento para magia e enorme força espiritual, que se manifesta através do olhar. Enriquecem com facilidade e se destacam na vida profissional e social, mas são propensas a terem conflitos psíquicos. Ponto vulnerável; articulações, que podem levá-las a uma invalidez.

15 - Obá - Elemento Água

São valorosas, guerreiras, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desilusões amorosas, o que acentua sua agressividade e seus sentimentos de rejeição. Possuem saúde frágil e estão sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos, seio esquerdo e a distúrbios do sistema neurovegetativo.

16 - Ifá - Elemento Ar

São calmas, racionais e espiritualizadas, possuem domínio sobre toda e qualquer paixão, são ótimas vendedores, artesãs, mas costumam desistir com facilidade de seus objetivos e perdem o interesse por aquilo que conseguem conquistar, inclusive no amor, Estão sujeitas a problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.  

 

 

 Muita Paz em suas Vidas.
Jade da Oxum